- Programa
- Contraponto: “In C” de Terry Riley
por Pedro Carneiro e ConvidadosEm 2025, celebramos os 90 anos do compositor Terry Riley, figura emblemática da música contemporânea norte-americana. Com o intuito de comemorar esta data marcante, o percussionista e maestro Pedro Carneiro junta-se a ilustres convidados, entre eles, músicos de Braga, para apresentar uma interpretação de In C, obra icónica de 1964 que se tornou um marco da estética musical minimalista.Composta por 53 fragmentos melódicos, In C convida os intérpretes a um diálogo constante e surpreendente, propondo um jogo hipnótico de repetições, sobreposições e variações, num fascinante equilíbrio entre estrutura e liberdade. O resultado é um tecido sonoro em constante mutação, onde cada performance é imprevisível e envolvente.Influente para compositores como Philip Glass, Steve Reich e John Adams, In C, de Terry Riley, permanece hoje tão desafiador e vibrante quanto há seis décadas. Dessa forma, nesta celebração, o público é convidado a mergulhar numa experiência musical explorando os delicados contornos entre partitura e improvisação.O Contraponto é um ciclo dedicado à composição dos séculos XX e XXI, onde convidamos ensembles e compositores locais, nacionais e internacionais para nos guiarem pela música de um dos períodos mais férteis em novas ideias e formas.O dstgroup é mecenas do ciclo Contraponto.
Contraponto: “In C” de Terry Riley
por Pedro Carneiro e Convidados
por Pedro Carneiro e Convidados
Em 2025, celebramos os 90 anos do compositor Terry Riley, figura emblemática da música contemporânea norte-americana. Com o intuito de comemorar esta data marcante, o percussionista e maestro Pedro Carneiro junta-se a ilustres convidados, entre eles, músicos de Braga, para apresentar uma interpretação de In C, obra icónica de 1964 que se tornou um marco da estética musical minimalista.
Composta por 53 fragmentos melódicos, In C convida os intérpretes a um diálogo constante e surpreendente, propondo um jogo hipnótico de repetições, sobreposições e variações, num fascinante equilíbrio entre estrutura e liberdade. O resultado é um tecido sonoro em constante mutação, onde cada performance é imprevisível e envolvente.
Influente para compositores como Philip Glass, Steve Reich e John Adams, In C, de Terry Riley, permanece hoje tão desafiador e vibrante quanto há seis décadas. Dessa forma, nesta celebração, o público é convidado a mergulhar numa experiência musical explorando os delicados contornos entre partitura e improvisação.
O Contraponto é um ciclo dedicado à composição dos séculos XX e XXI, onde convidamos ensembles e compositores locais, nacionais e internacionais para nos guiarem pela música de um dos períodos mais férteis em novas ideias e formas.
O dstgroup é mecenas do ciclo Contraponto.
Back













