- Programa
- Conversas do Paraíso: E depois da independência? Das lutas da libertação às lutas de hojeFriday
18:00Entrada livre - Livraria Centésima Página
com Marta Machado, Sheila Khan, Tiago Vieira da SilvaLocal Livraria Centésima PáginaNesta conversa será proposta uma reflexão crítica sobre os 50 anos das independências dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e a partir do documentário Independência (2015) do realizador angolano Mário Bastos para explorar os processos anticoloniais, a construção das identidades nacionais e o legado desses movimentos nos contextos atuais. O objetivo é cruzar diferentes olhares e vivências, para pensar que independência se construiu, o que dela resta e quais os desafios da sua continuidade.Para esta conversa, estarão presentes as investigadoras Marta Machado, Sheila Khan e Tiago Vieira da Silva, com moderação de Marisa Rodrigues.Marta Pinto Machado, portuguesa-caboverdiana, vive e trabalha em Braga. É mestre em Fotografia (UCP-Porto) e arquiteta (UMinho). A sua prática fotográfica explora colonialismo, identidade e território, questionando narrativas históricas ocidentais. Desenvolveu “Nos Txôn” (Galeria Imago, 2022) e “Beyond Solid Ground” (Encontros da Imagem). Publicou em revistas académicas como Interact, Aniki e JSTA. A sua tese será editada pela Pierrot Le Fou. Integra os projetos de investigação TRACTS (St. Andrew’s University) e Habitar Siza (IHC – NOVA FCSH). É também membro da UNA – União Negra das Artes.
Sheila Khan é socióloga, investigadora no CICANT e professora auxiliar na Universidade Lusófona. Doutorada em Estudos Étnicos e Culturais pela Universidade de Warwick, é também comentadora no programa Debate Africano da RDP África. Os seus interesses centram-se no racismo, pós-memória e colonialismo. Publicou recentemente obras como Racismo e Vigilância Racial e Reparações Históricas, destacando-se na reflexão crítica sobre memória, identidade e heranças coloniais em contextos lusófonos.Tiago Vieira da Silva é doutorado em Ciências da Comunicação e docente na Escola Superior Artística do Porto. Investiga cinema, identidades e memória, com publicações e participações em eventos científicos. Coordena a Secção Autónoma de Teoria e História e promove a literacia fílmica em escolas. É investigador nos centros CEAA e CECS, integrando o projeto “MigraMediaActs” sobre migrações, media e ativismos no espaço lusófono, com enfoque em perspetivas decoloniais e futuros alternativos.
18:00
com Marta Machado, Sheila Khan, Tiago Vieira da Silva
Marta Pinto Machado, portuguesa-caboverdiana, vive e trabalha em Braga. É mestre em Fotografia (UCP-Porto) e arquiteta (UMinho). A sua prática fotográfica explora colonialismo, identidade e território, questionando narrativas históricas ocidentais. Desenvolveu “Nos Txôn” (Galeria Imago, 2022) e “Beyond Solid Ground” (Encontros da Imagem). Publicou em revistas académicas como Interact, Aniki e JSTA. A sua tese será editada pela Pierrot Le Fou. Integra os projetos de investigação TRACTS (St. Andrew’s University) e Habitar Siza (IHC – NOVA FCSH). É também membro da UNA – União Negra das Artes.













